Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Freddie Mercury, o mais incrível vocalista do rock

Uma figura um tanto quanto polêmica ele era. Freddie Mercury foi e sempre será um dos maiores vocalistas da história do Rock, senão o maior. Ele era mais uma estrela do Queen, talvez a principal. Há mais ou menos um mês eu li uma biografia sobre ele, escrita pelo seu assistente pessoal e amigo íntimo, Peter Freestone. Fiquei surpreso com uma afirmação que constava no livro: Freddie nunca fez aulas de canto. É, não se pode negar, ele tinha uma bela dupla de cordas vocais.

Freddie Mercury era afinadíssimo não só nas gravações, mas principalmente ao vivo. Eu duvido que alguém ache um vídeo do Queen em que ele desafine mais do que uma nota no show inteiro. É sério. Além de sua afinação, Freddie tinha uma voz muito potente. Muito. Sua voz natural classificava-o como um barítono, a voz intermediária dos homens, entre o tenor (voz mais aguda) e o baixo (voz mais grave); porém Freddie praticamente sempre cantava como um "tenor forçado", algo que se espera de um vocalista de uma banda de rock.



Além do fato de ter uma voz extraordinária, ele foi um dos maiores compositores do gênero. Há algum tempo atrás, a música 'Bohemian Rhapsody' do Queen. composta por ele, ganhou o título de maior canção de Rock do Reino Unido de todos os tempos, ficando na frente até da épica 'Stairway to Heaven' do Led Zeppelin. Outra canção, talvez a canção mais conhecida no mundo inteiro, composta por ele é 'We Are The Champions' um hino que atravessou muitas gerações desde 1977.



Mas agora chegamos ao ponto principal, que tornava Freddie Mercury um vocalista especial, diferente.
Todas as características citadas acima (voz espetacular, composições de grande sucesso...) não são só pertencentes a ele. Outros vocalistas como Robert Plant (Led Zeppelin), Axl Rose (Guns n' Roses) entre outros, também as possuiam. A principal e mais marcante característica de Freddie é algo que todos devíamos ter: carisma. Ele era um ser carismatico com a platéia. Quando estava em palco cantando para a multidão, parecia que cada pessoa do publico era um amigo íntimo.

Enfim, espero que tenham gostado desse post sobre o genial trabalho do artista que era esse cara. Até a próxima! :)

p.s: Freddie Mercury (nascido Farokh Bulsara) nasceu em Stone Town, cidade da ilha de Zanzibar, hoje pertencente a Tanzânia, na África Oriental, em 5 de setembro de 1946. Teve sua formação em uma escola inglesa na Índia, e após mudar-se para a Inglaterra, aos 18 anos, formou-se em Design Gráfico e Artístico. Viveu na a maior parte do tempo de sua vida adulta na Inglaterra, onde morreu em Londres, no dia 24 de novembro de 1991, devido à problemas causados pela AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário